sábado, 5 de maio de 2012

resumo da 47ª assembleia


No dia 21 de abril de 2012, pelas 18h30, realizou-se mais uma assembleia popular no Largo da Fontinha, de acordo com o estabelecido na assembleia anterior em que se decidiu realizar assembleias populares diárias, naquele local até à data 25 de abril.

A assembleia começou com o ponto de situação dos grupos de trabalho constituídos na assembleia anterior. A responsável pelo grupo de teatro explicou a todos em que consistia a sua iniciativa: nos moldes do teatro do oprimido e, com a duração de 10 minutos, experimentar e representar os diversos papéis dos vários intervenientes numa situação de protesto e confrontação com as forças policiais e genericamente em quaisquer situações de conflito social. São 12 as pessoas envolvidas nesta iniciativa e prevêem apresentar o seu trabalho ao público no dia 25 de abril, no Largo da Fontinha e posteriormente na Praça dos Aliados onde decorrerão as celebrações do dia da liberdade. Propôs-se ainda uma ação de divulgação e esclarecimento das pessoas sobre o Es.Col.A e os recentes acontecimentos, por diversos locais do Porto, nos moldes do Teatro do Invisível.

O grupo de comunicação dará continuidade à atualização do blog e das redes sociais do Es.Col.A e convida todos os apoiantes a preparar outras formas de divulgar, informar e esclarecer as pessoas e a dar conhecimento do seu trabalho ao Es.Col.A através de email ou durante as próximas assembleias.

O grupo de trabalho – exército Clown – conta com 8 participantes e necessita de maior mobilização. Um laboratório de clown já existente juntar-se-á também ao grupo.

O grupo de trabalho relacionado com o apoio jurídico prende-se essencialmente com a necessidade de assumir os compromissos financeiros para a constituição da defesa das 3 pessoas que estarão presentes a julgamento. O responsável comunicou que o total de donativos obtidos na assembleia anterior foi de 344,19€. Colocaram-se diversas questões no que respeita à forma de receção de donativos fora do âmbito das assembleias. Propôs-se a criação de uma conta PayPal associada ao blog e ao email do Es.Col.A. Propôs-se também que tais donativos possam vir a ser reunidos pelo coletivo de apoio jurídico em fase de formação. Estas questões permanecem ainda em discussão interna.

A reocupação das instalações da escola da Fontinha no dia 25 de abril mantém o apoio e a adesão da maioria dos presentes. Concluiu-se que, para tal, será necessário mobilizar o maior número de pessoas possível. Será necessário preparar cartazes, flyers, faixas e fazer a divulgação quanto antes. A reocupação poderá não ser possível, no entanto o simbolismo da ação poderá trazer resultados. Ficou ainda de se ponderar melhor sobre as medidas a tomar e sobre a planificação desta ação, sendo que uma das sugestões passa por cada pessoa levar um cravo ou outra flor que seria atirada para dentro do pátio da escola. No caso de ser impossível, atirar para onde der, possivelmente para trás da barreira dos polícias. Ficaria assim simbolizada a ocupação e o 25 de abril.

Relativamente a outras propostas de atividades:
A apresentação de queixas individuais ao provedor de justiça é uma forma possível de apresentação geral de um protesto contra os acontecimentos de 19 de abril de 2012 e contra a ação da CMP com o intuito de exigir a averiguação dos factos. Aguarda-se a redação do modelo a utilizar para a formalização das queixas, o qual deverá ser publicado de forma a permitir o acesso a todos.
Um grupo ficará responsável pelo registo vídeo dos diversos momentos que o Es.Col.A está a viver.
Informou-se os presentes da existência de um donativo em material escolar e didático para o Es.Col.A.
Decidiu-se voltar a trazer a ciclocozinha para a Fontinha.
 Planeamento do dia 28: Uma das presentes informou da possibilidade de utilizar uma galeria comercial, em Miguel Bombarda, para intervenções artísticas de sensibilização, no dia 28 de abril (das 16h às 20h).

Sem comentários: