quinta-feira, 14 de junho de 2012

projecção de vídeos - colectivo OSU


OSU vai ao Es.Col.A
sábado, 16 junho, 21h30 - Largo da Fontinha

Um colectivo. Três anos ímpares, três okupações, três vídeos:  OCUPA | SENSIBILIZA | UTILIZA


O colectivo OSU nasceu no Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, para fazer uso dos espaços abandonados no tempo. A urgente necessidade de os tornar úteis fez-nos sensibilizar as pessoas para a vontade de os ocupar.

Em 2001, o colectivo OSU realizou dois murais alertando para a degradação do património edificado da cidade do Porto. Com o registo vídeo dos mesmos, concebeu-se uma instalação vídeo que foi inaugurada no evento “Sentidos Grátis 4.0”.
Ano de realização: 2001
Argumento – Realização - Produção: colectivo OSU
Duração: 9.44 minutos



Em 2003, e depois da anterior incursão num espaço privado devoluto do Porto, o colectivo OSU quis tornar visível o espaço público e ocupar as praças da cidade, agindo sob o mesmo princípio e com a mesma legitimidade que o guiou no primeiro projecto. O insólito e o quotidiano partilham a ocupação dos espaços públicos em constante procura de uma resposta de uso.
Ano de realização: 2003
Argumento – Realização - Produção: colectivo OSU
Duração: 9.58 min.


O desafio do Alentejo, em 2005, nasceu da ideia de envolver os alunos da Escola Secundária de Vila Viçosa na pesquisa da sua Paisagem cultural através do cinema.
O Projecto linhas paralelas dá corpo a uma viagem de ficção entre o passado, o presente e o futuro e ocupa, sensibiliza e utiliza a linha Évora – Vila Viçosa pelo 100º aniversário da sua inauguração. A recolha de arquivos e memórias do quotidiano passado funde-se com imagens do presente e deseja um melhor futuro.


Título original: Linhas paralelas
Ano de produção: 2005
Argumento – Realização - Produção: colectivo OSU
Locais de rodagem: Porto – Évora – Vila Viçosa
Suporte imagem: Mini DV
Suporte som: Mini-Disc
Duração: 47 min.

Sem comentários: