quarta-feira, 30 de novembro de 2011

cinema comunitário: os edukadores


sábado, 3 dezembro 20h00

Os Edukadores, de Hans Weingartner
2004, Alemanha, 128'
Legendado em português

Jan e Peter são amigos e activistas revolucionários auto-denominados Os Edukadores. A sua acção baseia-se em invadir mansões de milionários em férias, e redecorá-las com frases anti-sistema como: «Os vossos dias de abundância estão contados».





vai uma roda da fruta?


Esta 5ª feira, 1 de Dezembro, há roda da fruta na capoeira.

Isto quer dizer que fazemos uma roda de capoeira com instrumentos, que todos podem aprender a tocar, e cada pessoa leva duas peças de fruta para partilhar no final :)

Como sempre, a capoeira é aberta à participação de tod@s.

Segundas e quintas-feiras, às 18h30.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

oficina de clown


6 a 9 de Dezembro das 18h às 22h

Este workshop é uma introdução ao clown, com jogos e improvisos teremos acesso ao fantástico mundo do clown.

O clown é uma pessoa que vive e sente os momentos essenciais da sua vida, o que mais lhe marcou da sua infância até à velhice.
O mais sincero e transparente, uma aventura livre e divertida.

Dos 16 aos 96 anos - mín. 8 pessoas e máx. 15

Inscrições para os mails:
luiscastroo@gmail.com
es.col.a.da.fontinha@gmail.com


+info: autourdunez.170cm.fr/fr/

assembleia temática: a minha visão do es.col.a


A próxima assembleia temática da Escola da Fontinha será Terça-feira, 29 Novembro às 18h30 e terá como tema A minha visão do Es.Col.A”.

Este tema surge com a necessidade de todas as pessoas poderem partilhar a sua ideia do Es.Col.A e comunicarem como seria o Espaço Coletivo Autogestionado na sua visão ideal. Esperamos desta forma, de uma maneira mais informal, evitar mal entendidos e percebermos em conjunto onde e como as nossas visões se cruzam.
Traz algo para lanchar que no Es.Col.A teremos o chá!

sábado, 26 de novembro de 2011

resumo assembleia sobre objetivos


Foi temática a Assembleia do dia 15 de novembro de 2011, tendo como objetivos discutir os seguintes tópicos:
  • devolução do espaço antes abandonado a um uso focado no bairro e nos participantes no projeto;
  • autogestão;
  • objetivo político de libertação de espaços;
  • intervenção na educação da comunidade como forma de mostrar alternativas à sociedade;
  • abertura ao bairro;
  • funcionamento como exemplo passível de ser replicado noutros locais;
  • oferta de um modelo de educação não autoritário através de um espaço coletivo não hierárquico e comunitário;
  • definir se o projeto Es.Col.A existe com a comunidade ou para a comunidade (o que arrasta consigo questões de autonomia e gestão do projeto por parte da comunidade e uma maior participação nas assembleias).

Os objetivos serviriam para pensar em estratégias para o futuro, tendo em conta que estes deveriam ser reformulados num novo texto que, depois de aprovado em nova assembleia, fosse publicado no blog.

Todavia o número muito reduzido de participantes nesta assembleia e a dificuldade em focalizar o tema da reunião levou a que esta, embora abordando diversos dos aspetos propostos na ordem de trabalhos provisória, não tivesse conseguido concluir as metas propostas para ela.

O resumo desta reunião pretende mais ser um relato dos aspetos debatidos na reunião e não tanto apresentar a proposta das conclusões do debate.

Assim, entre os assuntos abordados, focou-se a questão do papel educativo do projeto Es.Col.A., entendendo-se como papel educativo muito mais do que a educação formal ou escolar. Viu-se a importância do projeto educativo ser entendido como aprendizagem mútua, experiência de vida, e não fazer divergir "educação" e "cultura".

Discutiu-se o enfoque da questão do vegetarianismo, sendo esclarecido que nos principios da Es.Col.A. está estabelecida a não promoção do consumo de produtos de origem animal e não que este seja entendido como um objectivo do projeto.

Discutiram-se as razões do afastamento de um certo número de pessoas e tentou perceber-se se isso correspondia a um enfraquecimento do projeto ou apenas a uma evolução normal, tendo em conta que as questões de grande impacto e oportunidade devidas à desocupação já não se faziam sentir com tanta acuidade.

Discutiu-se a questão da responsabilidade e autogestão nos participantes do projeto e a relação entre indivíduo e coletivo, no sentido de que possa ser objetivo da Es.Col.A. uma muito maior participação dos indivíduos na gestão partilhada, não se servindo apenas do espaço para as suas atividades. Todavia viu-se que era importante trazer essas atividades à comunidade e que isso era, só por si, uma mais-valia.


Propôs-se um encontro entre aqueles que desenvolvem atividades, workshops, etc., na Es.Col.A., mas que esse encontro não deveria ser um evento burocratizado e administrativo. Poderia ser, por exemplo, um jantar. O objetivo seria estimular uma maior intervenção de todos os participantes no projeto global da Es.Col.A.

Discutiu-se qual a melhor forma de consagrar a experiência da Es.Col.A. no sentido de melhor ajudar a replicá-la.

Discutiu-se a relação da Es.Col.A. com a comunidade - bairro, cidade, país, planeta...
Viu-se a importância de aproximação às pessoas do bairro.

Salientou-se a necessidade de, no relaconamento entre nós todos, prevalecer um princípio de bom senso.

Abordou-se o relacionamento com os media, apontando-se que a existir, este deveria partir das necessidades do projeto e não pôr-se a jeito para especulação e desinformação.

A propósito de recentes situações de furto e danificação de objetos e de outras situações anómalas quer entre participantes, quer entre frequentadores do espaço, discutiu-se a atitude face ao erro. Apontaram-se vícios de permissividade e que se reforçasse a defesa dos princípios do projeto, não deixando que este se desmembre num conjunto de atividades desgarradas.

Houve uma dificuldade óbvia na focalização da discussão relativamente aos objetivos propostos, pelo que a discussão deverá continuar.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

cinema comunitário: do outro lado


sábado, 26 de novembro 20h00

Do Outro Lado, de Fatih Akin
2007, co-produção Alemanha e Turquia
Legendado em português, 116'

Após visitar diversas vezes uma prostituta turca, Ali Aksu, um turco instalado na Alemanha, propõe-lhe que abandone a prostituição e venha viver com ele.

falar com as mãos


às quartas-feiras 16h, inicia a 23 de novembro

esta oficina quer explorar a comunicação não-verbal nas dinâmicas de grupo, a comunicação e expressão corporal e os códigos sociais.

o ponto de partida é a língua gestual portuguesa, língua oficial da comunidade surda.

domingo, 20 de novembro de 2011

pilates terapêutico


terças-feiras às 10h30

Pilates Terapêutico

Todas as terças-feiras de manhã vamos ter na Es.Col.A Pilates para os mais velhos.

Este método, desenvolvido por Joseph Pilates, tem como objectivo fortalecer os músculos e articulações, melhorar a flexibilidade desenvolvendo o controlo do corpo e da mente.

A prática regular de exercício físico tem inúmeros benefícios. De entre eles destacam-se:

- Melhoria da sensibilidade à insulina, levando a um melhor controlo glicémico, que pode prevenir o desenvolvimento de diabetes.
- Lipoproteínas (colesterol): aumento da HDL, diminuição da LDL, redução significativa dos triglicérides, além da redução da actividade aterogénica dos monócitos.
- Composição corporal: com o envelhecimento há um aumento percentual da gordura corporal e diminuição da massa muscular. A actividade física reduz esta modificação.
- Várias das alterações cardiovasculares e pulmonares que ocorrem com o envelhecimento normal podem ser minimizadas ou revertidas com a prática regular de exercício físico.
- Factores hemostáticos são influenciados de várias maneiras pela actividade física, com resultado líquido de redução da actividade pró-trombótica.
- Aumento nas capacidades físicas, flexibilidade e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas e o retardamento da fadiga.
- Aumento da vasodilatação dependente do endotélio, por aumento da libertação de óxido nítrico.
- Melhoria na imunidade, que pode diminuir a incidência de infecções e possivelmente de certos tipos de cancro.
- Melhoria da função autónoma, com aumento da sensibilidade dos baroreceptores e da variabilidade da frequência cardíaca.
- Efeitos benéficos sobre a pressão arterial sistémica.

Um dos benefícios mais bem documentados está relacionado com o risco de doença coronariana e morte, quanto maior a prática de exercício regular menor será este risco.

Dito isto, exercício físico, especialmente o vigoroso, é para fazer durante toda a vida, por isso vamos ao trabalho.

dança e música africana


sábado, 26 novembro 21h00

Wiriba, a grande árvore sagrada geradora de vida e de matéria. Este espectáculo simboliza respeito pelas árvores e natureza que nos oferece as condições para que a vida exista no planeta.
“Era uma vez uma Sementinha que há muitos anos foi plantada na Mãe Terra. Hoje, ao ritmo do tambor, desperta sensações que estão esquecidas, mas que estão guardadas no fundo do nosso coração”

Espectáculo de dança e música africana
com a Escola Sementinha
Coreografias de Eva Azevedo
Música orientada por Paulo das Cavernas
mypace.com/escolasementinha
popolomondo.pt

28ª assembleia


3ª feira, 22 de Novembro 18h30


Proposta de ordem de trabalho:


1. Balanço e propostas de actividades

  • “assembleia” temática

2. Linguagem a usar

  • o/a Es.col.a
  • acordo ortográfico
  • linguagem inclusiva

3. Folha de notícias – periodicidade e outras questões (conteúdo, contribuições, número de impressões…)

4. Caixa para dinheiro

5. Arrumação da cozinha e cantina no Domingo (27 Nov, 17h00)

6. Próxima assembleia temática

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

solidariedade com o centro autónomo Az-Koln


O centro autónomo de esquerda AZ Koln (Colónia, Alemanha) necessita do nosso apoio.

No próximo fim-de-semana haverá uma manifestação da extrema direita contra o centro autónomo e o município quer despejar os ocupantes e demolir o edifício. Não podendo estar em Colónia para apoiar directamente, a Es.Col.A – espaço colectivo autogestionado – manifesta deste modo solidariedade com o centro autónomo AZ-Koln.

Temos vindo a acompanhar as recentes más noticias sobre a manifestação da extrema direita Pro Koln contra o o projecto, e os planos do município para fechar o centro e demolir o edifício. Difundindo o apelo do centro autónomo AZ-Koln, esperamos que consigam vencer esta luta. A incapacidade dos municípios e da administração estatal de permitir que espaços sociais e culturais autogestionados e autofinanciados existam em paz não é uma novidade para nós.

A Es.Col.A teve a mesma experiência. Em Abril de 2011, um grupo de pessoas, incluindo residentes locais, ocupou uma antiga escola. O edifício municipal, que estava abandonado há vários anos, foi transformado no projecto Es.Col.A, um lugar aberto a diferentes tipos de actividades culturais, sociais, pedagógicas e não comerciais.

Um mês depois, a polícia chegou e despejou as pessoas e emparedou o edificio a mando da autarquia. Mas as pessoas não desistiram e ocuparam um largo no mesmo bairro e começaram uma campanha para reivindicar o espaço. Depois de três meses de actividades nessa praça, protestos, manifestações, acções contra a administração estatal e o apoio de outras iniciativas, o município finalmente cedeu. Desde o final de Julho de 2011 que a Es.Col.A recomeçou as suas actividades em pleno e promete muito mais.

Tomemos as nossas vidas! Ocupemos tudo!

+ info: bxl.indymedia | squat.net

terça-feira, 15 de novembro de 2011

resumo da 27ª assembleia


3ª feira, 8 de Novembro

Estávamos cerca de 30 pessoas reunidas, no passado dia 8 de Novembro, para a 27ª Assembleia do Es.Col.A. A ordem de trabalhos propunha que se abordasse temas de fundo, a par das costumeiras questões práticas de funcionamento, a saber:

1. Objectivos do Es.Col.A
2. Assembleia
- Função. A questão dos símbolos como estudo de caso
- Funcionamento
3. Problemas
- Vandalização de instrumentos musicais
- Desmazelo do espaço
4. Balanço da semana e novas propostas de actividades
5. Reportagem da SIC sobre movimentos sociais

Sendo os temas de abertura da assembleia de especial cariz de desenvolvimento, decidiu-se atribuir a cada um deles um tempo limite de discussão, de forma a tornar mais célere a chegada a conclusões. Aos objectivos do Es.Col.A dedicou-se 15 minutos e à assembleia atribuiu-se 45 minutos.

A discussão acerca dos objectivos do Es.Col.A iniciou-se com uma afirmação de que a partilha de opiniões sobre o tema ajudará à resolução de problemas do quotidiano, clarificando os limites de acção de cada um neste espaço de todos.

Passou-se então à recolha do que se considera serem os objectivos do Es.Col.A, a saber:

- devolução do espaço antes abandonado a um uso focado no bairro e nos participantes no projecto
- auto-gestão
- objectivo político de libertação de espaços
- intervenção na educação da comunidade como forma de mostrar alternativas à sociedade
- abertura ao bairro
- funcionamento como exemplo passível de ser replicado noutros locais
- oferta de um modelo de educação não autoritário através de um espaço colectivo não hierárquico e comunitário

Para além do elencar destes objectivos, afirmou-se a necessidade de definir se o projecto Es.Col.A existe com a comunidade ou para a comunidade, o que arrasta consigo questões de autonomia e gestão do projecto por parte da comunidade, bem como a possível necessidade de trazer mais habitantes do bairro às assembleias (embora esta necessidade não signifique que estes não se encontram presentes nas actividades do projecto).

Os objectivos reunidos servirão para pensar estratégias para o futuro, tendo-se decidido que estes devem ser reformulados num novo texto que, depois de aprovado em assembleia, será publicado no blog (tarefa da próxima assembleia temática).

Esgotado o tempo atribuído ao primeiro ponto, a atenção dos presentes focou-se nas funções e funcionamento da assembleia. A discussão iniciou-se com uma clarificação de quais as condições para o consenso, ficando, no entanto, claro que a ausência de uma destas características não significa a impossibilidade do consenso, mas apenas que este será de mais difícil obtenção.

Então as condições para se chegar a um consenso são:

- objectivo comum (diferentes agendas dificultam o consenso)
- dedicação e vontade para atingir o consenso
- confiança e transparência entre as pessoas
- tempo (decisões tomadas entre várias pessoas necessitam de tempo para que possuam qualidade)
- processo claro (papéis bem definidos)
- participação activa de todos os envolvidos
- facilitação de qualidade

Uma vez clarificadas estas condições, verificou-se que o consenso não se limita a existir apenas em momentos assembleários, mas também no funcionamento diário do Es.Col.A.

Relativamente ao caso de estudo, iniciou-se uma discussão entre a necessidade de levar à assembleia qualquer intenção de pintura envolvendo símbolos e a espontaneidade e tomada de iniciativa directa.
As opiniões foram múltiplas e variadas e deram azo a uma ampla discussão, cujos principais argumentos foram:
- as assembleias podem tornar-se meramente organizativas, com risco de se tornarem um órgão de decisão restrito
- a pintura ou reprodução de símbolos representativos de ideais políticos não subscritos por todos os envolvidos no projecto exige aprovação por parte da assembleia
- com regras básicas, a assembleia deve cingir-se a um mínimo de intervenção, aceitando a autonomia individual na participação/acção no Es.Col.A
- a existência de símbolos pode impedir a prossecução dos objectivos do Es.Col.A
- no entanto, os princípios do espaço podem e devem publicitar alternativas, desde que exista educação contínua que explique os seus significados
- o projecto construiu-se com base em determinados alicerces e princípios e com uma assembleia que não retira espontaneidade aos seus intervenientes, o que, no entanto, não invalida a responsabilidade de todos de seguir os seus princípios
- a assembleia serve para discutir soluções para uma iniciativa já levada a cabo que não recebeu aceitação consensual
- para além disso, serve igualmente para partilhar e gerir ideias e iniciativas
- muitas pessoas partilham desta opinião, mas subsistem igualmente opiniões divergentes que reiteram o possível afastamento de interessados e comunidade
- a espontaneidade não é ilimitada e a assembleia não deve apenas lidar com problemas depois de estes acontecerem
- o objectivo de auto-gestão afirma que a assembleia deve ser um fórum privilegiado de discussão para resolução de problemas (numa situação ideal, deixaria de existir necessidade para uma assembleia)
- a assembleia deve servir para auxiliar na gestão do espaço comum (grandes objectivos e princípios)
- a ideia de um espaço comum leva a um ideal de inclusão, ou seja, dar espaço à espontaneidade sem dar azo a uma organização quase proprietária; devemos ter cuidado em não impor a nossa opinião, pois esta, embora possa ser aceite por muitos, deixa outros de fora, levando a atitudes que podem ser impositivas
- ser inclusivo é bom para uns, mas afasta outros
- a assembleia deve ser motivadora de acções mobilizadoras, por exemplo, na organização e promoção de eventos
- pensando que a assembleia deve ter controlo, chega-se à necessidade de definição de quais as iniciativas que devem ir à aprovação da assembleia
- quem aparece nas assembleias nem sempre é quem trabalha e participa no dia-a-dia, o que pode levar a que o plano teórico seja castrador do plano prático (nova insistência na existência de espaço para a espontaneidade)
- a característica inclusiva pode levar a uma apatia, fazendo com que o espaço fique vazio
- ao existir diversidade num mesmo espaço está a ser-se inclusivo, pois não se retiram elementos ao todo, salvaguardando a liberdade de todos

Embora sem consenso, a grande maioria das opiniões manifestadas apontam no sentido da aprovação da liberdade de iniciativa e da espontaneidade das acções levadas a cabo dentro do Es.Col.A.

Chegado o terceiro ponto da ordem de trabalhos, tentou perceber-se os pormenores da alegada vandalização de instrumentos musicais. Apurou-se então que os instrumentos foram deixados numa sala, entretanto mudados de local e, depois, encontrados vandalizados, o que levou à conclusão de que estes não devem ser deixados em locais de fácil acesso, mas sim guardados num armário como convém a objectos delicados.

A discussão derivou entretanto para a utilização dos espaços, que é mais ampla do que as funções estabelecidas para cada um destes. As salas disponíveis devem ser versáteis e, a título de exemplo, afirmou-se que, enquanto o ginásio não existe de facto, a sala deve poder ser utilizada para outras actividades.

Relativamente aos instrumentos musicais, a assembleia deixou um voto de reprovação pelo ocorrido, chamando atenção para a sensibilização quanto à propriedade comum e à responsabilidade de todos que, em qualquer momento, presenciem um acto de vandalismo ou outro tipo de confusão.

Foi ainda referido que no sábado 29 de Outubro, dia em que se realizou O Canto de Intervenção, se verificou o desaparecimento de um porta-moedas do interior de uma carteira, ficando o aviso para que, enquanto não existir confiança entre todos os indivíduos que povoam o Es.Col.A, as pessoas devem manter os objectos pessoais junto a si.

Quanto ao desmazelo do espaço, foi anunciada a limpeza profunda realizada no Es.Col.A durante essa semana, sendo que foi deixada uma especial chamada de atenção para a utilização dos cinzeiros disponíveis no espaço.

No que diz respeito ao balanço das actividades realizadas desde a última assembleia, referiu-se que as assembleias de crianças decorrem com animação e, nelas, se decidiu que iam pintar a sala dos brinquedos e dividi-la em áreas temáticas; o hackmeeting correu muito bem e foi participado por pessoas novas, sendo apenas de registar um pouco de falta de coordenação nas questões da arrumação e alimentação; também as actividades de escalada têm sido muito participadas.

Em relação à queixa de barulho por parte de um vizinho não existem desenvolvimentos, pois a pessoa em causa não respondeu aos emails enviados. Igualmente relativo ao relacionamento com a vizinhança, chamou-se a atenção para a persistência de estragos no telhado de uma casa em frente ao Es.Col.A, provocados por crianças que vão buscar as bolas arremessadas além muro, problema para o qual se apontou como soluções a elevação da rede sobre o muro do pátio e a afixação de cartazes a apelar ao bom senso e cuidado na utilização do pátio.

As propostas de novas actividades foram bastante abundantes:
- catalogação do acervo da biblioteca através de software livre (a interligar com o projecto já em curso com o Musas e o Terra Viva)
- oficina e espectáculo de clown a partir de 20 de Dezembro (com necessidade de material de iluminação)
- disponibilização para colaborar de uma pessoa da área do teatro
- mural sobre educação pública e gratuita em apoio à situação no Chile, em que a educação se encontra em risco, a pintar por crianças
- dia temático acerca dos vários tipos de educação alternativa, em especial a educação libertária
- horta pedagógica em conjunto com o Musas, a ter lugar aos sábados entre as 14h e as 16h
- laboratório de fotografia às sextas-feiras (no entanto, o material é deixado à disposição nos restantes dias)
- oficina de introdução à língua gestual (comunicação gestual e dinâmicas gestuais em grupo)
- workshop de serigrafia a 10 de Dezembro

Como conclusão deste tema, decidiu-se ainda a construção de um novo eco-ponto e celebrou-se a oferta de uma máquina de lavar ao Es.Col.A.

No que diz respeito ao quinto e último ponto da ordem de trabalhos, relativo a um pedido de reportagem sobre movimentos sociais por parte da Sic, a assembleia decidiu manter a sua anterior decisão de não recolha de imagens no interior do Es.Col.A, sendo que todos os indivíduos são livres de falar com a repórter, devendo, apenas, dar conhecimento dessa decisão à assembleia.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

cinema comunitário: pão e rosas


sábado, 19 de Novembro 20h00

Pão e Rosas, de Ken Loach
2000, co-produção França, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Suíça
Inglês, legendado em português, 110'

Maya e Rosa são duas irmãs mexicanas que vivem em Los Angeles, onde trabalham como empregadas de limpeza num prédio comercial. Sam é um activista pelos direitos dos trabalhadores.

As vidas destas três pessoas cruzam-se e Sam faz com que Rosa e Maya lutem pelos seus direitos, contra os próprios patrões, pondo em risco o emprego, a família e até mesmo a permanência em território americano.

O título do filme faz alusão à marcha de cerca de 15 mil mulheres pelas ruas de Nova Iorque, em 1908, sob o slogan "Pão e Rosas": reclamavam uma diminuição dos horários de trabalho, melhores salários e direito ao voto.

assembleia temática - objectivos


15 novembro 3ª feira 18h30

A próxima assembleia temática terá como tema os “Objectivos do Es.Col.A”.

A ordem de trabalhos ainda não está definida, mas os seguintes tópicos estão cima da mesa:
  • devolução do espaço antes abandonado a um uso focado no bairro e nos participantes no projecto
  • auto-gestão
  • objectivo político de libertação de espaços
  • intervenção na educação da comunidade como forma de mostrar alternativas à sociedade
  • abertura ao bairro
  • funcionamento como exemplo passível de ser replicado noutros locais
  • oferta de um modelo de educação não autoritário através de um espaço colectivo não hierárquico e comunitário
  • definir se o projecto Es.Col.A existe com a comunidade ou para a comunidade (o que arrasta consigo questões de autonomia e gestão do projecto por parte da comunidade e uma maior participação nas assembleias)
Os objectivos reunidos servirão para pensar em estratégias para o futuro, tendo-se decidido que estes devem ser reformulados num novo texto que, depois de aprovado em assembleia, será publicado no blog (tarefa desta assembleia temática).

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

solidariedade com Escuela Libre de Paideia


A Escola Livre de Paideia - “Escuela de la Anarquia” teve início em Janeiro de 1978.
Tem como principal função ser uma escola assente nos principios da educação integral, do anti-autoritárismo e da autogestão.
Paideia não acredita na dicotomia ensino público/privado e nega a ideia de que na educação estas são as únicas vias possíveis.
Tem sido um exemplo para tod@s de como é possível educar de forma livre, não hierárquica, potenciando a liberdade e autonomia dos indivíduos.
Na noite de 8 para 9 de Novembro, Paideia foi alvo de um atentado, onde foram partidas janelas, queimados caixotes do lixo e escritas palavras e frases de ódio. Apesar de não ser a primeira vez que a escola é vandalizada, nunca tinha sido demonstrada tanta violência.
É de lamentar que uma Escola que trabalha com a comunidade e para a comunidade seja vítima de tanta violência gratuita apenas por defender liberdade para tod@s.
A Es.Col.A - Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha quer aqui expressar total solidariedade e apoio com a Escola Livre de Paideia, e toda a força para continuarem com o projecto de educação livre, anti-autoritária e autogestionada.
Junt@s resistiremos!

Es.Col.A - Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha
Porto, 11 Novembro 2011


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

cinema comunitário: terra e liberdade


sábado, 12 de Novembro 20h00

Terra e Liberdade, de Ken Loach
1995, co-produção Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália
Inglês, legendado em português. 109'

Tendo como pano de fundo a Revolução Espanhola, conta a história de uma jovem que encontra entre os pertences do avô falecido, um ex-revolucionário que lutou contra o fascismo, algumas cartas, recortes de jornais e um punhado de terra embrulhado num lenço.

Baseado no romance Home­na­gem à Cata­lu­nha, de George Orwell.

Mais informação em Terra e Liberdade (Wikipedia)

tricot, crochet e visita



sexta-feira, dia 11 de novembro, como em todas as outras, há Encontro de Crochet e Tricot, a partir das 16h30 até pelas 20h00.

No próximo encontro temos uma visita especial, a Carlijn Bartels, que se propõe a ensinar a fazer gorros e outros acessórios bastante divertidos.

Registos de outros encontros aqui.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

o meu bairro como nunca o viste



O MEU BAIRRO COMO NUNCA O VISTE é o nome da Oficina de Vídeo que começa amanhã, dia 9, e decorre até dia 15.

É dirigida aos mais novos, para quem tem idades entre 9 e os 13 anos (mais ano, menos ano).

A iniciativa, orientada por
Tiago Afonso, pretende criar uma mini-equipa de cinema e realizar um filme sobre a Fontinha.

Ainda vais a tempo de te inscrever:
es.col.a.da.fontinha@gmail.com

Horário/Programa
4ª feira 18h-20h: apresentação, noções básicas de imagem, som, montagem
5ª feira 18h-20h: elaboração de projectos, iniciação à captação de som
6ª feira 18h-20h: elaboração de projectos, iniciação à câmara
sábado 10h-13h - 14h-17h: rodagem
domingo 10h-13h - 14h-17h: rodagem
2ª feira 18h-20h: montagem
3ª feira 18h-20h: montagem

Mais info em: oficina de vídeo

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

capoeira


Hoje é dia de Capoeira, às 18h30

Dinamizada pelo Grupo Capoeira Angola Quilombola, começou por se realizar uma vez por semana. Não demorou a passar para duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, das 18h30 às 19h30.

Excepcionalmente, não se realiza nos dias 10, 14 e 17 deste mês.

Para tentar compensar a abstinência involuntária, seguem registos de momentos vividos.


sábado, 5 de novembro de 2011

27ª assembleia


8 novembro 3ª feira 18h30

No São Martinho, castanhas e vinho. Enquanto esperamos que elas cheguem “quentes e boas”, aproveitamos para trocar opiniões em jeito de balanço sobre as muitas actividades que nestes últimos 15 dias aconteceram no Es.Col.A, para depois nos lançarmos na discussão a valer. Trata-se de definir uma ética e uma estética para o embelezamento do Es.Col.A; trata-se de acabar de vez com a “chatice” dos trabalhos em assembleia; trata-se de rediscutir os objectivos do Es.Col.A.
Alma até Almeida!

Proposta de ordem de trabalhos

1. Objectivos do Es.Col.A
2. Assembleia
– Clarificação condições para consenso.
– Definição da função da assembleia. A questão dos símbolos como estudo de caso.
– Definição do funcionamento da assembleia. Estabelecimento dum acordo básico.
3. Problemas no Es.Col.A
– Vandalização de instrumentos musicais
– Desmazelo do espaço
4. Balanço e propostas de actividades (Folha de noticias, Hackmeeting, Escalada, Canto, Limpezas, etc…)
5. Reportagem SIC sobre movimentos sociais

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

programa de sábado


5 de Novembro

15h00
2ª Formação de Escalada
Mais info em escalada

16h00
Apresentação do livro de poemas A Rebelião da Sombra, de Nuno Paixão
Mais info em a rebelião da sombra

16h00
Oficina de Cozinha Vegan









17h00-20h00
Karaoke

18h30-19h30
Aprender e praticar Alemão

19h00
Jantar Comunitário

20h00
Os Respigadores e a Respigadora, de Agnès Varda
2000 França, 79'
Mais info em cinema comunitário

tricot e crochet


Hoje é sexta-feira, há Encontro de Crochet e Tricot, a partir das 16h30 até pelas 20h00.

Os encontros começaram em Outubro, dia 14. Aqui ficam registos do mais recente... concorrido, diga-se, rapazes inclusive, a contrariar o estigma de que as agulhas são só para meninas.



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

escalada


sábado, 5 de Novembro 15h00

2ª formação de Escalada
Conhecimento geral dos materiais e técnicas de escalada, de forma que todos possam praticar a modalidade com conhecimento e segurança.
No caso de menores de idade, pede-se o acompanhamento de um adulto responsável pela criança.

A 1ª formação de Escalada foi a 21 de Outubro, correu muito bem e teve grande aceitação, como as imagens contam....

cinema comunitário


sábado, 5 de Novembro 20h00

Os Respigadores e a Respigadora
, de Agnès Varda
2000 França, 79'









A partir de um célebre quadro de Millet, este filme é um olhar sobre a persistência na sociedade contemporânea dos respigadores, aqueles que vivem da recuperação de coisas (detritos, sobras) que os outros não querem ou deixam para trás.

A respigadora, nesse sentido é Agnès Varda, que experimentando pela primeira vez uma pequena câmara digital, se quer assumir como uma "recuperadora" das imagens que os outros não querem ver nem fazer, e que portanto deixam para trás.

a rebelião da sombra


sábado, 5 de Novembro 16h00

Apresentação do livro de poemas A Rebelião da Sombra, de Nuno Paixão.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

oficina de vídeo adiada uma semana


De 9 a 15 de Novembro 2011

Para jovens dos 9 aos 13 anos


O MEU BAIRRO COMO NUNCA O VISTE

A partir do visionamento comentado de filmes e excertos de filmes, de alguns rudimentos de gramática cinematográfica e dum primeiro contacto com as ferramentas da captação de som e imagem, os participantes serão convidados a escrever, filmar, montar e sonorizar um filme colectivo acerca do bairro da Fontinha para a execução do qual todos devem contribuir (cada participante ocupará, alternadamente, todos os postos de uma mini equipa de cinema). No final da oficina haverá uma projecção pública do filme realizado, com apresentação e debate final na EsColA. Orientador: Tiago Afonso


Horário/Programa
4ª feira 18h-20h: apresentação, noções básicas de imagem, som, montagem
5ª feira 18h-20h: elaboração de projectos, iniciação à captação de som
6ª feira 18h-20h: elaboração de projectos, iniciação à câmara
sábado 10h-13h - 14h-17h: rodagem
domingo 10h-13h - 14h-17h: rodagem
2ª feira 18h-20h: montagem
3ª feira 18h-20h: montagem

Nº. de participantes: min. 6 | máx. 12

Inscrições: es.col.a.da.fontinha@gmail.com

resumo da 26ª assembleia


3ª feira, 25 de Outubro

Reuniram-se cerca de 20 pessoas e começamos a assembleia um pouco depois das sete horas da tarde. Temas propostos para discussão:

1. Balanço semanal das actividades
2. Newsletter, folha de informação da Es.Col.A
3. Biblioteca, Catalogação e sistema de partilha de livros entre a CasaViva, Musas e Es.Col.A
4. Novas propostas para actividades
5. Hackmeeting
6. Esclarecimento sobre a assembleia temática

No primeiro ponto observou-se que têm aparecido mais miúdos no apoio educativo e que seria necessário mais gente voluntariar-se para ajudar, ainda que o grupo tenha pelo menos uma pessoa por dia a garantir o funcionamento. O apoio educativo funciona das 17h00 às 20h00, de 2ª a 6ª feira, e na última semana contou cerca de 10 crianças por dia, entretanto divididas em duas turmas.
Falou-se da problemática de um vizinho que se queixa do barulho das batucadas às quartas-feiras, a partir das 18h00, no Largo da Fontinha. Um dos presentes disponibilizou-se para falar pessoalmente com o senhor em questão. Para já mudam-se os ensaios para a praça do Marquês em dias sem chuva e para a CasaViva em dias que seja impossível fazer o ensaio na rua.
O workshop de escalada, dia 21, teve um feedback positivo, boa aceitação e será para continuar em datas a anunciar.
No sábado anterior houve alguns problemas técnicos com o cinema, desapareceram umas colunas. O frio ameaça tornar as sessões impossíveis de assistir no espaço exterior, daí planear-se passar o cinema para as salas de cima do edifício. Torna-se necessário consertar o chão de uma dessas salas, onde falta a janela e entrou chuva.
O workshop de cozinha vegan corre bem, continuam a faltar voluntários para cozinhar mas chegou-se à conclusão que esses podem ser encontrados pontualmente aquando da preparação das refeições. O pessoal dá poucas contribuições, tanto em dinheiro como em alimentos, o que deve ser estimulado para que estas refeições continuem a acontecer.

No segundo ponto, foi levantada a hipótese de o donativo da impressão da folha de notícias estar a chegar ao fim. Um alerta a confirmar. Falou-se depois de alguns problemas com a distribuição da folha de notícias, que vai no nº 3, o que deverá ser melhor coordenado entre o grupo de reconhecimento do bairro, do apoio educativo e outros/as voluntários/as. Foi sugerido afixar algures na Es.Col.A um mapa do bairro, a servir de indicador das portas onde a distribuição vai sendo feita.

No ponto três, relativamente à base de dados dos livros a colocar online, falta comprar o domínio e alojar o site.

No ponto quatro, foram apresentadas várias propostas.
Dar número às salas, colocando-lhes etiquetas.
Aulas de teatro para crianças, terças-feiras, das 18h30 às 19h30 – falta falar com os miúdos.
Oficina de Vídeo, falta pouco tempo para acontecer (2 a 8 de Novembro) e ainda só há uma criança inscrita, seria necessário espalhar a palavra o mais possível para cativar mais participantes.
Houve uma proposta da parte de um arquitecto para abrir um atelier no espaço da Es.Col.A, foi-lhe sugerido que ficasse para a assembleia mas ao que parece foi-se embora antes disso.
Sessão musical para crianças até aos 5 anos, dia 1 de Novembro, feriado, a partir das 15h00. Seria bom contribuir com materiais para construir os instrumentos.
Danças Africanas dia 26 Novembro às 21h.
Laboratório de Serigrafia, a ver datas e espaço.

No quinto ponto, o Hackmeeting. Foi feito um resumo dos preparativos, o que estava resolvido e o que havia a tratar.

No último ponto, relativamente a esclarecimentos sobre a última assembleia temática. Já foram assentes alguns pontos sobre a questão do que é um projecto não comercial. O acesso à escola é livre, foram desbloqueados várias questões relacionadas com a participação em dinheiro por parte das pessoas que frequentam as actividades. A Es.Col.A é um espaço aberto, sustentável, comunitário e de cariz de entreajuda que valida projectos que acontecem dentro do seu espaço desde que correspondam a estes parâmetros básicos. A próxima assembleia temática resolverá os assuntos que esta não conseguiu concluir. É preciso decidir os próximos temas: estão por discutir questões como os direitos de autor e a presença dos media na Es.Col.A.

Foi decidido que na próxima terça-feira, feriado, não há assembleia temática.
Para discussão na assembleia geral de 8 de Novembro ficaram questões relacionadas com a representação de símbolos na Es.Col.A e com o próprio funcionamento assembleário do projecto Es.Col.A.

o que é um projecto não comercial, parte 4


Resumo da assembleia temática de 18 de Outubro

A assembleia ainda nem tinha começado e já se respirava uma certa inquietação. Era já a 4ª assembleia acerca da temática e, mesmo não havendo tempo limite ou pressa no processo de censenso, o impasse nas decisões, em matéria formal e teórica, estava a inviabilizar a prática. Numa roda com cerca de 20 pessoas, fez-se um breve resumo do que já tinha sido decidido noutras assembleias sobre alguns pontos mais sensíveis, como, por exemplo, que se poderia aceitar ajudas financeiras nos workshops, concertos e afins, desde que a premissa de Acesso Livre ficasse bem definida. É assim deixado em aberto a “passagem do chapéu” no final, ou outras formas de apelo a uma contribuição, desde que não ponha em causa o carácter livre de todos os projectos, acções, concertos, festas, karaokes, e tudo mais que alguém se lembrar que pode acontecer na Es.Col.A.

A assembleia assumiu que talvez funcionasse melhor começar a conversa em termos de uma proposta concreta de como formalizar/tornar escrito estes princípios da Es.Col.A. Assim, depois de alguns pensamentos relativos ao que é ou não livre, gratuito e a diferença ideológica entre estas duas palavras, a assembleia conseguiu encontrar uma frase em que todos se reviam e que poderia expressar a forma como as actividades acontecem no espaço Es.Col.A – Acesso e utlização livre do espaço e das actividades. Assim, está preservado o sentido de autonomia e auto-suficiência. Depressa a assembleia saiu da esfera prática e voltou a pensar-se teoricamente em questões como “o que é comercial”, a diferença entre comercial e auto-subsistência e a própria capacidade de autonomia da Es.Col.A em termos da economia vigente.

A noite já tinha caído e o frio começava a chegar quando falamos directamente em situações concretas que já tinham sido apresentadas noutras assembleias, como o caso do grupo de Hip Hop, do Pão Rebelde e oficinas/actividades com donativos. Destes, apenas o Pão Rebelde teve uma resposta afirmativa para a construção do forno, sendo os outros adiados. Ao pensar estes projectos em concreto, a assembleia reiterou que não pode nem quer controlar o que as pessoas fazem com as aptidões/ferramentas adquiridas na Es.Col.A ou mesmo se a estrutura é usada ou não para uma actividade que envolve ganhar dinheiro. A Es.Col.A nega-se a esse papel pidesco de controlo sobre a vida das pessoas, quer dentro quer fora deste espaço. Para facilitar a tomada de decisão, pensou-se o que anteriormente se defendeu, como encontrar uma forma de o escrever como princípio? Houve consenso na proposta de que As actividades devem enquadrar-se e promover o espírito da Es.Col.A.

Foi uma assembleia sensível e a temática não está encerrada, nem de perto. Era já noite quando os enregelados resistentes se afastaram, ainda a rir com a proposta provocatória de usar uma sala para um atelier de arquitectura na Es.Col.A onde, quem sabe, até se pode desenhar um grande centro comercial…