quarta-feira, 19 de outubro de 2011

cinema comunitário


sábado 22 de Outubro 20h00

Esta televisão é a sua
, de Mariana Otero
Documentário. 1997 Portugal [61']

A SIC, que quer dizer Sociedade Independente de Televisão, foi a primeira televisão privada portuguesa e acaba de comemorar 19 anos. Para mostrar porque vemos o que vemos quando vemos televisão, a Es.Col.A apresenta Esta televisão é a sua, um filme maldito sobre os primeiros anos da SIC, realizado em 1997 por Mariana Otero.

Sinopse
Sabemos que a finalidade de uma televisão comercial é a de ter lucro, sabemos também, mesmo se às vezes o esquecemos, que a função principal dos programas é a de valorizar os espaços comerciais. No entanto, a lógica de uma televisão comercial nunca é vista a partir do seu interior. Este filme pretende contar como funciona uma estação de televisão generalista e comercial, da fabricação dos programas até à venda dos espaços publicitários, passando pela programação e o seu corolário, a contra-programação.
Depois de ter seguido o dia-a-dia do canal durante 3 meses, Mariana Otero, através da montagem de várias cenas nos diferentes serviços, pretende permitir ao espectador familiarizar-se com a problemática das televisões comerciais, de forma a perceber porque é que o que vê, o vê numa determinada ordem, dos programas às publicidades, passando pelas auto-promoções.
Graças à autorização excepcional dada pela SIC, Mariana Otero filmou todos os sectores, todas as reuniões onde se elabora a estratégia da televisão (com excepção de algumas reuniões de Francisco Balsemão com os diferentes directores de serviços). No fim do filme, o espectador deverá ficar a saber um pouco mais sobre o lugar que lhe está reservado.
Um cheirinho aqui.

Sem comentários: