quinta-feira, 25 de agosto de 2011

resumo da 21ª assembleia


3ª feira, 23 de Agosto

Por entre janelas prontas a colocar, tintas e madeiras, mais de 50 pessoas reuniram no estaleiro em que a Es.Col.A está transformada. A silly season aqui não chega, o trabalho e a transformação são constantes ao longo de todo o dia, só parado para a 22ª Assembleia da Es.Col.A do Alto da Fontinha. Num ambiente plural, entre moradores, simpatizantes e amigos, todos se reuniram para dar cumprimento à extensa lista de 9 pontos de trabalho.

No que diz respeito à gestão de espaços, foi pensado o novo local dentro da Es.Col.A, o ginásio, proposta do grupo mais jovem de moradores. Este espaço terá lugar numa sala do primeiro andar, onde, livremente, todos poderão ter acesso para treinar. Apesar de ser uma sala aberta permanentemente, haverá horas em que algumas pessoas se disponibilizarão a ajudar e a explicar o uso das máquinas e equipamentos. O ginásio é ainda a única actividade que requer um local fixo e específico, podendo até partilhar o espaço com a aula de capoeira, que já acontece, para já ao ar livre, às quintas-feiras, às 18h30.

Dentro ainda desta temática de distribuição e utilização dos espaços, foram referidos pequenos incidentes que ocorreram na última semana de uso. Partindo destes exemplos particulares, a conversa desenrolou-se e desenvolveu-se num pensamento colectivo acerca da responsabilidade de utilização do Es.Col.A.

A conversa seguiu ao mesmo tempo que se degustavam uvas fresquinhas acabadas de colher. Agora o pensamento da assembleia confluía para as novidades dos grupos de trabalho. O grupo de Princípios, que reunira na semana anterior, começou por falar sobre o que tinham pensado acerca dos direitos de autor, assunto resultante de pensamentos diferentes há duas assembleias atrás. Assim, este grupo propôs que a Es.Col.A se reservasse o direito de filmar todas as actividades resultantes no e para o funcionamento da mesma. Em cada acção/actividade ou evento, a Es.Col.A recolherá um registo para posterior tratamento e divulgação, se for caso disso. Esta ideia não dispensa, claro está, uma conversa prévia com cada responsável pelas acções que sejam filmadas. Dentro desta questão dos direitos de autor, o grupo de Princípios sente que é ainda cedo para que se crie uma opinião consistente e forte em relação a esta temática e a outras que têm sido alvo de conversa, pelo que, antes da discussão, é necessário facultar material para que todos tenham informação e possam criar uma opinião fundamentada. Fica a ideia no ar de alguns documentários e sessões de debate acerca do assunto para breve, na Es.Col.A.

Continuando o balanço, o grupo das Infraestruturas está a trabalhar diariamente na pintura e colocação de portas. Foi referida a necessidade de mais material para a continuação das melhorias do espaço: tinta de esmalte e plástico, ferramentas, pregos, parafusos… no fundo, tudo o que tenham lá em casa e que possam achar que será útil para a reabilitação da nossa Es.Col.A será, certamente, bem vindo. O grupo de Logística diz-se de ”boa saúde” e com oficina montada para dar apoio operacional a todo o trabalho em acção no espaço. Ainda neste ponto, o grupo de Comunicação sugeriu a criação de uma base de dados com todas as fotografias e sons recolhidos desde o início do projecto. Em assembleia pensou-se a melhor forma de armazenar esta recolha, que poderá cruzar com um projecto proposto de realização de um videoclip acerca da Es.Col.A, assim como outros filmes. Foram também apresentados os diferentes cartazes criados para a festa, para as aulas de capoeira e também um cartaz livre para publicitar qualquer nova actividade.

Depois deste ponto, foi momento de fazer o balanço das contas. Voltou a frisar-se a importância de que toda a gestão financeira seja um assunto a ser tratado e discutido por todos. Assim, depois de apresentadas as contas, percebeu-se que uma festa benefit (com doações) será muito bem vinda para colmatar eventuais gastos realizados com a criação da associação.

A noite anunciava-se quando se passou para o quarto ponto, em que os intervenientes das actividades em curso apresentaram o estado do trabalho e o que pretendem continuar a realizar. O Hacklaviva deu a boa nova de que quatro computadores estão já operacionais e que mais se esperam nos próximos tempos. Dada a dificuldade em ter internet, um morador ofereceu a sua ligação para usufruto da Es.Col.A. Mais uma vez, foram referidas as obras já feitas, actividade mais do que constante nestes últimos tempos, em que foi dito que apesar da cozinha estar já fechada, da porta arranjada, dos vidros já oferecidos para colocar, há ainda muito para fazer e todos os que se quiserem juntar darão um contributo vital. O curso de desenho a lápis realizar-se-á todas as quartas-feiras, às 19h00, a par da aula de Italiano.

Surgiram também novas propostas, como um workshop de cinema e um encontro de actividades manuais, dinamizado por pessoas da Fontinha. A possibilidade de a Es.Col.A ser um ponto de encontro para criação de uma lista de alojamento de pessoas que se desloquem do Rainbow foi aceite pela assembleia, pelo que, através da mailing list, quem necessitar de alojamento vindo do encontro, poderá escrever para a Es.Col.A. A proposta de aulas de artes marciais foi rejeitada, uma vez que seriam realizadas a troco de dinheiro, tendo sido lembrado o carácter não comercial das actividades a realizar no Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha.

O tempo corria e ainda havia alguns pontos a falar. O lusco-fusco apoderava-se do local mas as vozes não se silenciavam. Era tempo de fazer um balanço do estado da criação da associação. Depois de entregues os documentos necessários, foi criado um grupo para finalizar os últimos processos burocráticos para a criação da mesma. A próxima assembleia incidirá particularmente neste tema.

Mudando de assunto para temas mais prazenteiros, falou-se da festa que acontecerá no próximo fim-de-semana, de 26 a 28 de Agosto. Com o programa fechado e o cartaz já feito, falta ainda construir uma plataforma elevada que servirá de palco nestes dias. A Rádio CasaViva estará na Es.Col.A a partir das 17h00 de sábado, para emitir em directo durante 24 horas, razão porque foi aceite que, extraordinariamente, haja gente na Es.Col.A após o horário de fecho e encerramento das actividades. Depois de ultimados os preparativos, fez-se um levantamento das últimas necessidades para os três grandes dias de festa.

No Largo da Fontinha, casa da Es.Col.A durante os longos meses de desalojo, existe ainda o ecoponto construído por moradores para colmatar as falhas sentidas no local, onde nem um caixote do lixo camarário havia. Agora, é necessário entender como lidar com esse lixo acumulado e, nesta perspectiva, foi feita a proposta de mudar o mesmo para a Es.Col.A. No entanto, a assembleia foi de opinião de que, melhor do que o retirar e colocar noutro sítio, é preferível arranjar uma forma de despejo do mesmo e criação de um outro nas instalações da Es.Col.A. Entretanto, o lixo existente no largo foi já despejado.

O frio era já intenso quando se falou do último ponto na ordem de trabalho, acerca dos media. Mais uma vez a assembleia afirmou a vontade de que não se façam reportagens na Es.Col.A, podendo os jornalistas consultar no blogue toda a informação acerca das acções e movimentações do projecto. Assim, enregelada, a assembleia disse um até já, na penumbra da noite quase outonal, marcando a próxima para dia 30 de Agosto, pelas 18h30, no pátio da Es.Col.A… que é nossa, agora e sempre.

Sem comentários: